quarta-feira, 4 de março de 2009

O Dono da Verdade

Os blogs podem ser privados, ou seja ninguém a não ser o autor e quem ele indicar lhe têm acesso, podem ser públicos mas não permitir comentários, podem ser públicos e só permitirem comentários a leitores registados e existem os mais comuns que são abertos a todos os leitores embora possa ser activada a possibilidade ou não de pré-análise dos comentários.

Os blogs sobre temas políticos ou económicos normalmente criam discussão entre os leitores e os autores, discussão essa que muitas vezes duram dias e vão para além das várias dezenas de comentários, esta discussão é sempre salutar e permite por vezes afinar conceitos e ideias sobre os temas.

Ando nesta coisa dos blogs vai para cinco anos, já encontrei muitos autores, existem aqueles que escrevem para a polémica, existem aqueles que defendem com unhas e garras aquilo que escrevem, apareceu-me ou eu encontrei-o uma espécie de autor que eu defino como o “dono da verdade” tem um blog publico com moderação de comentários activada, onde escreve e, em principio, está à espera que alguém leia e comente, porque se é publico é para todos lerem, mas não, ele quer que leiam as suas postas e se, reparem bem, e se estiverem de acordo então comentem porque se não estiverem de acordo são corridos à “vassoirada” com insultos à mistura e tudo.

Estou a falar do blog Machina Speculatrix e do seu autor Porfírio Silva.

4 comentários:

  1. Pois, parece que tiveste um desentendimentozinho com o Sr. Porfirio, eu já tive um desentendimentozão.

    ResponderEliminar
  2. Pelos vistos, ou pelo aqui lido, eu não deveria ter direito a organizar o meu (sublinho, meu) blogue como bem entendo. Deveria seguir as opções editoriais dos outros. Passei a ter comentários moderados para não ter de aturar os insultos (no sentido mais estrito do termo) que se tornaram insuportáveis. Coisa que se pode confirmar pelos que subsistem em linha. Mas não, não tenho esse direito: o meu blogue teria de ser editado de acordo com os critérios do comentador que escreve noutro blogue. E depois o dono da verdade sou eu!
    Quanto ao resto, aá-me uma certa vontade de rir que alguns polemizadores da blogosfera usem os termos e os conceitos que bem entendem para falar de tudo e de todos - mas depois fiquem muito chocados quando lhes respondem no mesmo tom. Será por se acharem donos da verdade e, por isso, pensarem que detêm o exclusivo deste ou daquele tom de escrita?
    Já agora, aproveito para esclarecer um ponto que, apesar de simples, não parece fácil de entender para o autor desta posta: ninguém é obrigado a ir ler o meu blogue.
    Ah, já me esquecia: obrigado pela publicidade. Os que seguirem a publicidade terão oportunidade de ver que blogue é que lá está. E de ajuizar se o monstro, que aqui é pintado pior que o Mostrengo do Pessoa, é mesmo assim ou não. Mas é capaz de ser: para merecer uma posta exclusiva, o monstro deve ser mesmo monstruoso!
    Seja feliz, para bem de nós todos.

    ResponderEliminar
  3. Sr. Porfirio

    Eu não disse nada daquilo que o sr. refere no seu comentário, desculpe desiludi-lo.

    O que eu quero dizer é que o sr se sente de tal forma dono da razão que nem sequer admite discutir as matérias das postas que escreve, a discussão é salutar e admito a moderação dos comentários, o que está em causa é o blog ser publico e o sr. não admitir a discussão dos temas, discussão essa liderada por V. Exa. como é evidente, acho que teríamos todos a ganhar, mas como o sr. diz "o blog é meu e eu faço o que quero." e "ninguém é obrigado a ir ler o meu blogue."

    ResponderEliminar
  4. Estou um bocadinho cansado de Vexa. escrever as coisas e depois fazer de conta que as não escreveu. Basta ler. Aqui me explico.

    ResponderEliminar