domingo, 19 de abril de 2009

Estado Laico.

Segundo sei existe na Constituição Portuguesa um Artigo que consagra a separação das confissões religiosas do estado, pois bem qual não é o meu espanto quando deparo com a noticia de uma Comissão de Honra para a canonização de São Nuno de Santa Maria “vulgarmente conhecido por D. Nuno de Alvares Pereira” com todo o respeito que a figura de D. Nuno Alvares Pereira me merece, não concordo que nessa Comissão de Honra estejam representadas figuras de Estado como: Presidente da Assembleia da Republica, Presidente da Republica e Ministro dos Negócios Estrangeiros, porque se fosse em nome individual eu não teria nada a ver com isso mas não, estão a representar o Estado Português que é ” Laico e Republicano “.


Dizia-me à pouco um amigo, «deixa lá isso, que importância é que isso tem» tem, para mim tem e muita importância, não andámos a votar estes anos todos em cima de uma constituição que consagra valores fundamentais de um Estado Laico e Republicano para agora só porque a Igreja católica se lembrou de canonizar uma figura histórica nós deitarmos para traz das costas a referida constituição pondo em jogo valores de um Estado, hoje é a laicidade do estado, amanhã podem ser os valores fundamentais dos cidadãos.



Sem comentários:

Enviar um comentário